Luz Branca
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castrar ou não castrar eis a questão!

Ir para baixo

Castrar ou não castrar eis a questão! Empty Castrar ou não castrar eis a questão!

Mensagem por Guerreiro da Tradição Qua Fev 11, 2015 6:40 pm

Castrar ou não castrar eis a questão! Aylx0x


5 razões para castrar o seu animal

Muitas pessoas têm medo de castrar os seus animais domésticos. Não sabem até que ponto é um procedimento seguro e quais os benefícios (para além de um dia não terem uma casa cheia de cachorrinhos ou gatinhos) deste método.

A revista brasileira Veja falou com vários veterinários e fez uma lista das cinco razões pelas quais deve optar por castrar o seu animal. Aqui estão elas:

1)    Previne doenças: A castração ajuda a evitar o aparecimento de várias doenças, cujo tratamento passa por intervenções cirúrgicas muito agressivas. De acordo com a Veja, esta opção pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de inflamações no útero, tumores na mama ou na próstata.

2)    Ficam menos agressivos: Os animais que são castrados deixam de produzir testosterona, uma hormona responsável pelo comportamento agressivo do cão ou do gato, explica a mesma revista. Assim, o seu companheiro vai começar a ter menos vontade de lutar com os outros animais e o seu cão vai deixar de urinar em todo o lado (é a forma que usam para marcar território).

3)    Ficam menos ‘eléctricos’: As mudanças hormonais que resultam da castração fazem com que haja um abrandamento do metabolismo, fazendo com que o animal fique mais calmo e durma durante mais tempo.

4)    Acaba com o cio: Com a castração, já não precisa de se preocupar com a ‘perseguição’ de outros cães quando vai passear a sua cadela e com a possibilidade de a sua gata poder aparecer em casa grávida depois de um passeio à noite pela vizinhança.

5)    Vivem mais tempo: "A castração aumenta a vida do animal em pelo menos cinco anos", estima o veterinário Marcelo Conte, do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo. Com a prevenção de várias doenças (dispensando assim cirurgias mais agressivas) e com a mudança de comportamento, o seu companheiro vive mais tranquilamente e passa mais tempo em casa a dormir e a conviver consigo do que a tentar meter-se em aventuras.



Quais os possíveis efeitos adversos da esterilização/castração dos animais?

Os possíveis efeitos adversos da esterilização/castração dos animais são, a incontinência, a maior incidência de infecções urinárias, baixa de metabolismo e consequente obesidade, dermatites na região da vulva, etc, etc. Será a esterilização um negócio para as clínicas veterinárias? As pessoas têm o direito de saber os prós e contras da esterilização e aí sim decidirem. Falo de donos responsáveis. O que se passa nos canis e associações em relação à esterilização é um assunto diferente. Felizmente já vão aparecendo veterinários em artigos de opinião que contestam esta "verdade absoluta" que a esterilização é um mar de rosas.
Guerreiro da Tradição
Guerreiro da Tradição

Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos